Você já ouviu falar sobre a Indústria 4.0, não é mesmo? Se não sabe do que se trata, dê uma lida aqui!
A partir desse conceito de Indústria 4.0, surgiu também o Profissional 4.0, o trabalhador do futuro!
Uma era de inovação, tecnologia e modernidade, demanda profissionais que também possuam essas características. A partir disso é possível concluir que o Profissional 4.0 é aquele que vai atuar no mercado de uma nova maneira.
E qual seria essa maneira? É o que você vai descobrir através deste artigo!
Com a implementação da automação industrial e robótica nas empresas, o colaborador precisa atuar de maneira parecida com as máquinas – até porque a força humana não é capaz de operar como a força robótica, por isso, os robôs passam a ser um complemento no processo de produção. O profissional 4.0 precisa ser eficiente, competente e ágil, tal como as máquinas, para que o serviço caminhe conforme o esperado.
Quais são as características deste Profissional 4.0?
- Flexibilidade
- Domínio das inovações tecnológicas
- Competência emocional
- Agilidade
- Qualidade na execução das atividades
- Técnica
- Criatividade
Um profissional que contém todas essas características é uma contratação extremamente benéfica para as empresas, uma vez que saberá como agir em diversas situações por possuir um conhecimento amplo sobre as inovações tecnológicas.
Estar por dentro de tudo que acontece no mundo é uma maneira de ser bastante útil dentro de uma empresa, sendo capaz de atender às novas demandas do mercado, lidar com os avanços tecnológicos e propor soluções eficientes.
Possuir essas habilidades faz com que o profissional seja capaz de analisar dados, definir o melhor direcionamento para a empresa, criar estratégias eficazes e soluções inteligentes.
A partir do momento que essas características são expostas, as pessoas começam a trabalhar em cima disso, fazendo com que o mercado tenha profissionais cada vez mais capacitados para trabalhar em diversos setores da indústria. É benéfico para as empresas, para o profissional e para o mercado.
Flexibilidade do Profissional 4.0
Assim como as empresas precisam acompanhar as mudanças do mundo, os profissionais que desejam continuar atuando, precisam fazer o mesmo para que o seu trabalho não se torne obsoleto. Saber trabalhar com a força robótica é aumentar a produtividade de uma empresa. Além disso, ser flexível e se adaptar às mudanças de maneira eficiente é um ponto muito importante na Indústria 4.0.
“Ah, então eu preciso esquecer tudo o que já estudei para me tornar um profissional adequado para o novo mercado de trabalho?” Não! Muito pelo contrário, o conhecimento sobre diversos assuntos pode ser um destaque em seu novo currículo, você não vai partir do zero, o seu conhecimento será uma base extremamente sólida para que as novas informações cheguem até você.
Em resumo, o profissional 4.0 é aquele que, de alguma maneira, possui interesse em tecnologia e está sempre em busca de aprender, inovar e se reinventar.