A automação industrial é uma forte tendência no que diz respeito à evolução dos processos de produção nos últimos tempos. Há uma grande quantidade de benefícios que a automação industrial pode proporcionar à empresa que opta por se adaptar a esse tipo de sistema, entre eles a garantia de resultados que, por sua vez, acarreta em um significativo crescimento dentro de seu campo de atuação.
No entanto, muitas pessoas (e, às vezes, até mesmo empresas inteiras) ainda possuem muitas dúvidas a respeito desse assunto. Algumas não tem certeza sobre o momento ideal para se fazer investimentos em inovação por acharem esse tipo de atitude arriscada demais ou até mesmo por simplesmente não terem informações satisfatórias o bastante com relação a esse tipo de serviço.
É tendo isso em mente e visando atender da melhor forma possível as suas necessidades que abordaremos esse curioso e tão interessante assunto hoje, de forma que você possa terminar esta leitura tendo uma noção um pouco mais clara do momento ideal para implementar um projeto de automação industrial em sua empresa. Vamos lá!
O que é automação industrial?
A automação industrial consiste essencialmente no processo de, como o próprio nome sugere, se automatizar um serviço. Isto é, ao invés de se utilizar de mão de obra exclusivamente humana, é feito um processo de adaptação na empresa de forma que máquinas, robôs e outros aparatos de tecnologia avançada desempenhem esse papel enquanto são monitorados através de sistemas programados de acordo com cada demanda.
O objetivo (e, naturalmente, o resultado) principal desse processo é um evidente crescimento na produtividade dos serviços desempenhados pela empresa do segmento em questão.
A automação industrial é um amplo conceito que engloba diferentes níveis da tecnologia empresarial, de forma que sua aplicabilidade possa ser direcionada de acordo com o aprimoramento de demandas específicas abrangendo campos como o controle de qualidade, o volume de produção, e, sobretudo, a redução de custos resultante da implementação de medidas relativas à tecnologia de produção.
Essa medida, por sua vez, visa aumentar a produtividade (a partir do momento em que tende a acarretar novas demandas) e garantir, por consequência, um mais atrativo custo benefício para a empresa.
A partir do momento em que a mão de obra humana está naturalmente suscetível a uma ampla gama de falhas (tais como cansaço físico proveniente da continuidade de processos repetitivos, eventuais problemas de saúde, possibilidade de dificuldades de relacionamento entre colegas de trabalho, inconveniências emocionais, entre inúmeros outros fatores), a mão de obra mecânica (e/ou robótica), no entanto, é imune a todas esses empecilhos.
Assim, a automação industrial se apresenta como uma excelente alternativa para se contornar esses obstáculos e, dessa forma, apresentar um desempenho muito superior nos processos de produção da empresa.
Ao optar por adequar sua empresa à automação industrial você se assegura de que estará atuando de acordo com modernas tendências tangentes às tecnologias de processos de produção – o que traz, naturalmente, a garantia de maiores níveis de produtividade, e, por consequência, maior firmeza e presença dos seus serviços no mercado.
No momento da implementação de serviços relativos à automação industrial em sua empresa, é fundamental que sejam feitas parcerias com empresas devidamente capacitadas – para que, dessa forma, você possa ter acesso aos recursos necessários para sua específica demanda. Assim, é possível ter uma elevada garantia de melhoria de resultados e alcançar um proveniente destaque em seu ramo de atuação.
Desenvolvimento da automação industrial
A automação industrial tem sua história intimamente conectada à forma como a competitividade evolui no mercado. A crescente cobrança por inovações relativas ao desenvolvimento e fornecimento de serviços, implementação de tecnologia recente e eficiência no desempenho de suas funções tornou a automação industrial uma necessidade quase que indispensável nos mais diversos ramos do mercado atual.
A partir do momento em que o conceito de automação tange essencialmente a adaptação de determinados serviços que hipoteticamente exigiriam esforço humano em mecanismos eletrônicos e/ou robóticos que funcionem de maneira independente, é possível dizer que esse tipo de recurso pode ser encontrado até mesmo em situações simples e cotidianas, como sistemas e aparelhos eletrônicos que são comumente utilizados pelo público geral no dia a dia.
Tratam-se de aparatos cuja função é destinada ao auxílio do desempenho de nossas tarefas diárias com maior eficiência e agilidade – o que, por sua vez, abrange também ambientes empresariais e atuam em seus processos sistemáticos de forma similar.
Com a acirrada competição que o mercado estipula, a tecnologia vem se desenvolvendo velozmente para que as demandas que vem surgindo ao longo desse processo venham a ser atendidas. Assim, torna-se imprescindível que a empresa busque implementar ferramentas dessa natureza para que assim possibilite seu crescimento e obtenha uma consequente presença no mercado.
Como saber se preciso de um projeto de automação industrial?
A aplicação de um projeto de automação industrial requer uma pesquisa sensata e delicada através dos diversos campos (internos e externos) em que a empresa atua. Ao conceber um momento ideal de aplicação de novas técnicas de eficiência em seus meios de produção é preciso considerar uma série de fatores – incluindo a equipe envolvida, os processos, metodologias, entre uma ampla gama de outros elementos.
Ao se fazer um mapeamento cuidadoso nessa direção é possível que se tenha um maior grau de controle sobre a forma de aplicação dos métodos de automação industrial e, por consequência, adquirir uma previsão concreta das possibilidades de seus resultados.
A implementação de um projeto de automação industrial requer adequações cujos objetivos são direcionados de forma a resultarem em um maior retorno ao segmento de atuação em questão. Dessa maneira, é válido destacar que a máquina não substitui a mão de obra humana – mas trabalha a favor dela.
O robô atua de acordo com sua programação – e, para tanto, é necessário que sejam prescritas e constantemente monitoradas ordens e comandos. Tudo isso deve ser previamente configurado por uma equipe capacitada que possa estar presente ao longo de todo o processo de desenvolvimento e manutenção de softwares necessários para a obtenção do ideal desempenho do equipamento utilizado naquele serviço.
A avançada tecnologia com a qual temos contato nos tempos atuais permite que empresas dos mais variados ramos de atuação aperfeiçoem seus sistemas de produção de forma a atingirem excelentes resultados com grande agilidade e eficiência. A automação industrial assegura fortemente esses atributos e, portanto, configura-se como uma forte dica para aqueles que direcionam suas metas para objetivos mais produtivos e estáveis.
Este tópico te interessou pelo assunto de automação industrial? Entre em contato conosco e venha saber mais!