O que é Indústria 4.0?
No contexto tecnológico, a evolução representa o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de determinada coisa ou ideia ao longo do tempo. Assim, do mesmo modo que a tecnologia está presente em toda história do nosso planeta, na história da indústria não poderia ser diferente. Após descobertas tecnológicas importantes, aperfeiçoamento de máquinas e a valorização das indústrias, chegou a vez da Internet protagonizar a mais nova era da história, a era da Quarta Revolução Industrial, ou melhor, a Indústria 4.0.
Mas afinal, o que é a Indústria 4.0? É um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.
Mesmo sendo considerada mais um conceito do que a realidade, a Industria 4.0, já é notável aos nossos olhos, uma vez, que significa um novo período no contexto das grandes revoluções industriais, em que as fábricas inteligentes poderão causar verdadeiro impacto em diversos setores do mercado. Seu fundamento básico implica que conectando máquinas, sistemas e ativos, as empresas poderão criar redes inteligentes ao longo de toda a cadeia de valor que podem controlar os módulos da produção de forma autônoma. Ou seja, as fábricas inteligentes terão a capacidade e autonomia para agendar manutenções, prever falhas nos processos e se adaptar aos requisitos e mudanças não planejadas na produção.
Desse modo, devido ao avanço tecnológico dos últimos anos e o constante desenvolvimento da tecnologia de informação e engenharia, alinhados com o sistema de automação industrial, faz-se entender que teremos em breve uma nova realidade, onde tudo estará conectado para que as melhores decisões de produção, custo e segurança sejam tomadas, tudo sob demanda e em tempo real.
Conheça também: